Série A mente dos peixes – Habilidades dos Peixes: Parte 2: Uso de Ferramentas
set 27, 2024

Compartilhar

Assine o Oxigênio

O Oxigênio apresenta um novo podcast parceiro, o Fish Talk. Desta vez tratando de peixes. Isso mesmo, um podcast sobre peixes! The Fish Mind, ou A Mente do Peixe, é um programa desse podcast com foco na capacidade que esses animais têm de sentir dor e experimentar outros estados emocionais. Vamos ouvir também sobre suas habilidades cognitivas nos episódios desse programa. A ideia é trazer essas informações importantes em um diálogo informal de poucos minutos. O programa geralmente é composto por episódios independentes, mas temas que precisam de mais aprofundamento são apresentados em mais de um episódio. O Fish Mind faz parte de um projeto que é fruto de uma colaboração do Centro de Aquicultura da Unesp (Caunesp) no Brasil com a FishEthoGroup, uma associação sem fins lucrativos que trabalha em prol do bem-estar dos peixes, preenchendo lacunas entre a ciência e as partes interessadas no setor da aquicultura, entre eles: produtores, certificadores, comerciantes, ONGs, decisores políticos e consumidores. A entidade foi criada em 2018 e está sediada em Portugal.

Conheça agora o The Fish Mind Programme e acompanhe todos os episódios. Você vai descobrir muitas curiosidades sobre peixes!

João: Sabia que os peixes conseguem usar coisas para conseguir comida? O uso de ferramentas é uma habilidade bem conhecida em mamíferos e aves, mas a ciência demonstrou que os peixes também são capazes disso! 

Carol: Neste episódio de A Mente do Peixe, vamos falar sobre a habilidade dos peixes de conseguir comida usando ferramentas, algo que já foi considerado uma característica exclusiva dos seres humanos. Eu sou a Carol Maia. 

João: E eu sou o João Saraiva, e o episódio Habilidades dos Peixes: Uso de Ferramentas começa agora!  

Carol: Não é novidade para a ciência que os peixes são capazes de usar ferramentas, embora isso não seja tão amplamente divulgado na mídia como é para os primatas. O primeiro vídeo registrando o uso de uma ferramenta por um peixe foi publicado em 2012 na revista Coral Reefs. A publicação foi um artigo de Giacomo Bernardi, professor da Universidade da Califórnia. 

João: Este vídeo mostra uma espécie de bodião que é nativa do Oceano Índico usando uma pedra para quebrar a concha de um molusco. Até onde sabemos, este é o primeiro registro em vídeo de um peixe usando uma ferramenta, que no caso é uma pedra, para se alimentar de um molusco bivalve que vive dentro de uma concha dura. E toda a sequência comportamental expressa pelo peixe neste vídeo é bem complexa… 

Carol: Primeiramente, o peixe desenterra o molusco bivalve ‘sacudindo’ a areia sobre ele com suas próprias nadadeiras. Depois, carrega o molusco na boca, nadando uma certa distância até um local com uma rocha no recife de coral que ele considera apropriada. Em seguida, o peixe bodião joga repetidamente o molusco bivalve contra a rocha para quebrar sua concha, para que ele possa se alimentar dele. 

João: Impressionante! Mas mesmo antes desse caso específico aparecer em vídeo, já havia alguns outros registros sobre peixes usando ferramentas. Vamos falar sobre isso!  

Carol: Uma situação semelhante com outra espécie de peixe bodião – conhecida como blackspot tuskfish – foi reportada em um artigo publicado por Jones e seus colaboradores em 2011, na revista Coral Reefs. Esse peixe foi observado usando pedras como ‘bigornas’ para quebrar moluscos bivalves em pedaços mais manejáveis para poder se alimentar deles. 

João: E a ‘coleção’ de conchas espalhadas ao redor da estação de alimentação desse peixe, que também foi observada pelos pesquisadores, sugere que isso era um comportamento comum dessa espécie. Além disso, coleções semelhantes de conchas quebradas já foram observadas na Grande Barreira de Coral, sugerindo que esse comportamento deve ser generalizado.

Carol: Mesmo outros casos semelhantes já foram relatados em outras espécies de peixe bodião, incluindo o caso de peixes esmagando ouriços-do-mar contra recifes de coral. O primeiro registro conhecido é lá de 1971. Esses peixes bodião são realmente impressionantes, né? 

João: Sim! E nada como ver esse comportamento incrível dos peixes em vídeo, não é mesmo? Há um vídeo fantástico da BBC que vale mais do que mil palavras para mostrar essa grande habilidade dos peixes. Então, não se esqueça de ver! Procure por ‘Harlequin Tuskfish breaks a Clam’ no YouTube.  

Carol: Considerando a definição de Jane Goodall para o uso de ferramentas em seu capítulo ‘Tool-Using in Primates and Other Vertebrates’ publicado em 1970, ou seja, o uso de um objeto externo como extensão funcional da boca ou da mão para alcançar um objetivo, os bodiões certamente mostram tal habilidade. 

João: Então, sim, de maneira semelhante aos humanos, outros mamíferos, aves e até outros animais, pelo menos algumas espécies são capazes de usar ferramentas para conseguir comida que, de outra forma, não estaria disponível para eles comerem. 

Carol: E esta não é a única habilidade cognitiva incrível que os peixes conseguem realizar. Muitas outras já foram descobertas, várias delas bastante semelhantes ao que os humanos podem fazer. Vamos continuar falando sobre elas nos próximos episódios sobre as Habilidades dos Peixes. Fique ligado!  

João: Este episódio foi apresentado por mim, João Saraiva, e pela Carol Maia, que também o coordenou. Nós somos da FishEthoGroup Association. 

Carol: E você pode seguir o FishEthoGroup em nossas redes sociais. Estamos no Facebook (facebook.com/fishethologyandwelfare), Instagram (@fishethogroup) e Twitter (@group_fish). Até o próximo episódio!  

ENCERRAMENTO DO FISH TALK

Veja também

Série Fish Talk – Os peixes também sofrem – ep. 4

Série Fish Talk – Os peixes também sofrem – ep. 4

Você sabia que, assim como os humanos, os peixes não apenas sentem dor, mas também sentem estresse, ansiedade e até medo? E essas podem ser fontes importantes de sofrimento para os peixes também. Este episódio trata dessas emoções que vêm sendo estudadas nos peixes.