[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/212999553″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]
Nota 1: Álcool e drogas
“Precisamos falar/ sobre Álcool e Drogas nas Universidades”.
Esse é o título da entrevista publicada na última edição da “Revista de Cultura e Extensão da USP”, nº13, realizada por Isadora Vitti com o professor da Faculdade de Medicina da USP, Arthur Guerra de Andrade. O foco foram as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas.
Ouça a matéria na íntegra!
Nota 02: Mulheres na Ciência
Uma sequência de incidentes recentes aqueceu o debate sobre machismo na ciência. Nas redes sociais, foi polêmico o comentário do prêmio Nobel de Medicina em 2001, o bioquímico britânico Tim Hunt, sobre problemas com a presença de mulheres no laboratório.
Durante a Conferência Mundial de Jornalistas Científico em Seul no dia 8 de junho, o cientista disse: “Três coisas acontecem quando garotas estão no laboratório: você se apaixona por elas, elas se apaixonam por você e quando você as critica, elas choram”.
Saiba mais no áudio desta matéria.
Nota 03: Babaçu
Os babaçuais recobrem uma extensa faixa de transição entre o cerrado e a floresta Amazônica. Sob suas copas, milhares de famílias extraem e quebram o coco babaçu para produção de óleo de amêndoa, azeite, alimento para animais, carvão e materiais de construção para moradias.
Essas comunidades presentes no Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí dependem da extração do babaçu para se manterem e por isso desde a décadas de 80 lutam pela preservação da palmeira. Esse é o contexto por trás do artigo. “Caminhos para a proteção dos babaçuais e dos seus detentores culturais” publicado na edição deste mês da “Revista CPC” da USP, nº 19.
Ouça a matéria na íntegra!