O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) produziu uma cartilha para orientar os parlamentares a apresentarem emendas ao Orçamento de 2017 para beneficiar programas de ciência e tecnologia.
O prazo para a apresentação de propostas de emenda ao orçamento da União vai até outubro. Como o Ministério vem sofrendo sucessivos cortes de verba, a equipe do ministério aposta no documento para que os deputados e senadores introduzam alterações que aumentem os investimentos governamentais em projetos de CTI.
Outras cartilhas foram produzidas em anos anteriores pelo antigo MCTI com a mesma proposta.
O “Guia de Orientações para Apresentação de Emendas Parlamentares” traz informações sobre as ações como uma breve descrição dos programas e projetos, os objetivos, o público a ser atingido e os valores mínimos a serem aportados.
Entre as grandes linhas que o Ministério pretende que sejam apoiadas estão a de transferência do conhecimento produzido nas universidades para a inovação nas empresas; projetos sociais como telecentros e de inclusão digital; capacitação de recursos humanos para ciência e tecnologia; e ações de popularização das ciências como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Acesse: http://guiaparaemendas.mcti.gov.br
Matéria de Roberto Takata e locução de Barbara Garcia