Desde o dia 25 de abril, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, está recebendo a exposição “Inovanças – Criações à brasileira”. Esta é a primeira exposição feita pela equipe do Museu, e a escolha pelo tema inovação, segundo os idealizadores, é porque esta é a maneira mais direta pela qual a ciência, a tecnologia e o conhecimento transformam a vida das pessoas.
O editor de conteúdo do museu, Emanuel Alencar explicou que o termo que dá o nome à mostra, ‘Inovanças’, era usado em poesias satíricas do século Dezesseis, na Espanha, com um teor de brincadeira. Mas Inovanças é também uma referência a Guimarães Rosa, autor brasileiro conhecido por seus neologismos e por ilustrar “o Brasil que o Brasil muitas vezes desconhece”. Neste caso, um país criativo, que consegue criar produtos e processos que ajudam a mudar a vida das pessoas.
A exposição apresenta 39 dessas inovações, que foram criadas por brasileiros, e que estão dispostas em sete áreas pelo espaço de 600 metros quadrados. As inovações foram selecionadas pelo curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira, levando em conta a abrangência das várias regiões do país e da população, contemplando homens, mulheres, negros, brancos, ricos, pobres.
O editor de conteúdo, Emanuel Alencar salientou que a principal preocupação foi a de que houvesse diversidade do material escolhido.
Questionado sobre a principal experiência que o público pode ter na exposição, Alencar afirmou que é “o reconhecimento de grandes brasileiras e brasileiros que chegaram a soluções para problemas cotidianos, não importando idade, classe social, sexo ou religião”. Alguns exemplos de inovações nacionais expostas no Museu do Amanhã são: a Lâmpada de Moser, feita com garrafas PET, água e um pouco de alvejante, e o Kinect, tecnologia que é usada em videogames para o reconhecimento dos movimentos dos jogadores.
A diversidade de abordagens apresentadas, seja a capacidade inventiva do povo brasileiro, as experiências de sucesso ou o espírito de inovar, geram a expectativa de inspirar principalmente os jovens que passam pela exposição. Nesse sentido, a mensagem que os idealizadores esperam passar com a exposição é de que jamais será possível caminhar na direção de uma sociedade mais justa e sustentável se não houver investimentos maciços em conhecimento científico.
Nas sete áreas da exposição é possível assistir vídeos nos quais inovadores brasileiros apresentam os conceitos-chave da exposição, falando de seus processos criativos e de seus inventos.
Erros decorrentes dos processos criativos são apresentados, assim como inovações que ocorreram em processos evolutivos milenares, os processos que decorrem de improvisações, além do caráter colaborativo das criações. Também tem destaque na exposição a irregularidade dos padrões climáticos, que afetou o planeta e nos obrigou a buscar soluções para um cenário de incertezas.
Há ainda uma homenagem a grandes personalidades brasileiras, como Paulo Freire, Oscar Niemeyer, Tia Ciata, Nise da Silveira entre outros.
A exposição “Inovanças – Criações à brasileira” pode ser vista até o dia 22 de outubro de 2017, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h). O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá nº 1, no Centro. Mais informações podem ser consultadas no site museudoamanha.org.br/inovancas
Matéria de Graziele Souza.