A coleção “Sesmarias, engenhos e fazendas do Arraial de Souzas Joaquim Egidio e Jaguary“ mergulha na história de Campinas e recupera aspectos históricos relacionados ao cotidiano, território, escravidão, imigração, flora e fauna da região.
Dividido em três volumes, organizados pela doutora em História Social, Suzana Barreto Ribeiro, as obras vem ilustradas com cartas que mantiveram a transcrição original dos textos de época.
O primeiro dos volumes trata da distribuição de Sesmarias e destaca o inicio da ocupação e colonização da região entre os rios Atibaia e Jaguari a partir do Século 18.
Através de fontes fotográficas, relatos e correspondências os autores fazem um inventário arquitetônico que mapeia o conjunto das edificações, destacando as ações humanas que ao longo do tempo ocasionaram a perda progressiva dos lugares da história.
No segundo volume a proposta foi historicizar os caminhos de terra e de ferro da região através de imagens fotografias e gravuras da época pertencentes ao acervo de diversas famílias.
O volume destaca o modo como o cultivo do café Imprimiu novas características econômicas e sociais para a região e impulsionou a produção em todo o oeste paulista até 1930, década da depressão econômica do ciclo cafeeiro.
A investigação dos plantios das fazendas de café aborda o cotidiano das elites e dos escravos enfatizando o modo de vida e o desaparecimento do regime de escravidão na região de Campinas.
O terceiro e ultimo livro da série descreve a flora e a fauna de Souzas, Joaquim Egidio e Jaguary. Ele recupera aspectos de uma realidade passada e historiciza o desmatamento da Mata Atlântica descrevendo o processo de extermínio da fauna que a região vem sofrendo desde a chegada dos colonizadores.
A coleção é o resultado da pesquisa de 13 autores e representa uma bibliografia detalhada sobre a história da região, por isso parte dos exemplares impressos na primeira edição serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas e instituições de Pesquisa do estado de São Paulo onde o público terá a oportunidade de lê-los.
Matéria de Fabiana Silva.