Sobre

Programa de jornalismo e divulgação científica produzido em parceria entre o Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo/Unicamp) e a Web Rádio Unicamp, em Campinas-SP.

Coordenação: Simone Pallone
Equipe de jornalismo: Cristiane Pinho, Erik Nardini, Kátia Kishi, Patrícia Santos, Paula Pereira, Roberto Takata e Sarah Schimidt
Coordenação técnica: Jeverson Barbieri
Edição e mixagem: Samuel Garbuio
Vinhetas: Romulo Osthues

Equipe Oxigênio

Cristiane Pinho: jornalista e pesquisadora. Jornalista, mestre em Ciências (Oncologia), com ampla experiência em assessoria de comunicação e projetos de divulgação científica em projetos como CEPID  e INCT, na área de Oncogenômica, do A.C.Camargo Cancer Center. Atualmente colabora com o Programa Oxigênio, e com as revistas eletrônicas Pré-Univesp e ComCiência.

Erik Nardini: jornalista e fotógrafo. Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012), aluno da Especialização em Jornalismo Científico no Labjor/Unicamp – Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (2016). Bolsista FAPESP com projeto vinculado ao Labjor e ao CEPID BRAINN – Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology (2016). Atualmente colabora com o Programa Oxigênio, com a revista eletrônica ComCiência e com a revista PréUnivesp.

Kátia Kishi: jornalista e pesquisadora. Formada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (2012), com especialização em Jornalismo Científico pelo Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2014). Atualmente é mestranda no programa de Divulgação Científica e Cultural pelo IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) da Unicamp, além de atuar como repórter das revistas ComCiência e Ciência & Cultura, blog Ciência em Revista e programa de rádio Oxigênio.

Patrícia Santos: jornalista e pesquisadora. Bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário Uniseb (2004), com mestrado em Divulgação Científica e Cultural pelo Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Unicamp (2013). Especialista em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor pela PUC-SP (2009). Tem atuado como assessora de comunicação e jornalista de ciência, saúde e educação desde 2007, sendo que  atualmente é apresentadora e repórter do programa Oxigênio.

Paula Pereira: jornalista e web designer. Formada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi (2011) com especialização em Divulgação Científica: Saúde e Neurociências pelo Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Unicamp (2013). Atualmente trabalha como web designer na Mad Cat, estuda Administração no Centro Universitário Padre Anchieta e atua como editora de mídia digital da web rádio Oxigênio.

Samuel Garbuio: Estudante do 4º ano de Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Trabalhou durante dois anos na Rádio Valinhos FM 105,9. Atualmente é estagiário de jornalismo na Web Rádio Unicamp da RTV – Rádio e Televisão Unicamp, onde colabora com as gravações e edições do Programa Oxigênio do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Unicamp.

Sarah Schmidt: jornalista de Ciência e Tecnologia e mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Labjor/ Unicamp. Trabalhou no Portal Terra, em São Paulo, na Revista Metrópole e do jornal Correio Popular, de Campinas, escrevendo para as editorias de tecnologia, comportamento, cultura e cidades. Atualmente escreve para as revistas Ciência e Cultura e ComCiência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e para o site da Rede Latino-Americana de Estdos Sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits).

Simone Pallone: jornalista, doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp e pesquisadora/professora do Labjor/Unicamp.

Roberto Takata: biólogo e divulgador científico. Formado em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura – 1997) pela Universidade de São Paulo (USP), onde se certificou como mestre em biologia (2001) e doutor em genética/ biologia evolutiva (2011). Especialista em Jornalismo Científico pelo Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Unicamp (2014), atualmente é produtor de conteúdo para o blog Gene Repórter e para o programa de rádio Oxigênio.

Romulo Osthues: jornalista e palhaço. Graduado em Jornalismo pela Unesp (2006), mestre em Divulgação Científica e Cultural (2017) e doutorando em Linguística pela Unicamp. Capacitado em Produção Cultural e Gestão de Empreendimentos Criativos pelo MinC/Senac (2015). Palhaço (de)formado pelo grupo Amigos do Nariz Vermelho (2011) e fundador da companhia de palhaçaria e divulgação cultural circense O Quintal de Fulana e Melão.