Radiação emitida por celulares e roteadores

oxi10_post_reportagem

Você já parou para pensar sobre os possíveis efeitos deste tipo de radiação?

Em reportagem, o professor Sergiy Kyrylenko fala sobre o assunto e dá dicas de como diminuir a exposição a esta radiação.

Os dispositivos móveis e as redes sem fio emitem ondas eletromagnéticas de caráter não-ionizante. Isso quer dizer que essas ondas possuem baixa energia e, por isso, são inofensivas. Acontece que o número de aparelhos emitindo essas ondas cresceu nas últimas décadas, e elevou também a ocorrência do chamado estresse oxidativo, um desequilíbrio que pode afetar nosso DNA e, no longo prazo, causar câncer e tumores. Isso é o que sugere um estudo feito pelo professor visitante do Instituto de Biologia da Unicamp, Sergui Quirilenco, em parceria com pesquisadores da Ucrânia e dos Estados Unidos.

 

Saiba mais sobre este tema na reportagem de Erik Nardini.

2 comentários sobre “Radiação emitida por celulares e roteadores

  1. Olá, estava pesquisando sobre os efeitos de radiação em pessoas com próteses de titânio, metálicas etc, porque já tenho implantes desse tipo e, de acordo com médico preciso fazer uma cirurgia para refazer a articulação da mandíbula, que significa colocar mais metal de titânio no rosto, no caso de não conseguir tirar as próteses que já tenho. De um tempo para cá tenho ouvido falar também do sinal 5G que vai entrar em ação logo logo, e que esse sinal é mais forte e pode causar mais radiação, o que me fez travar em relação a essa cirurgia. Tem alguma informação científica falando mais especificamente sobre os efeitos que esses sinais podem causar, principalmente em caso de prótese?

    1. Boa noite, Adriana. Não temos não, mas acho que pode ser uma boa pauta para o Oxigênio. Acompanhe, quem sabe a gente consegue fazer um programa sobre isso. Obrigada pela dica e independentemente do programa, se conseguirmos alguma informação a gente te passa, ok? Bom ano pra você e espero que esses efeitos não se confirmem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *