Projeto Matemática no ar – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017

Matemática no ar tem o objetivo de mostrar para o grande público (especialistas e não especialistas) que a Matemática está presente em situações do cotidiano que nem sempre são percebidas. Para atingir o público foram criados conteúdos jornalísticos por meio de entrevistas e spots. As entrevistas foram transmitidas ao vivo pela Rádio Unicamp entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema foi A matemática está em tudo. Nos intervalos das entrevistas, e ao longo de toda a semana, os spots foram transmitidos pela rádio Unicamp.

O material jornalístico está também disponível no formato de podcast para que o público possa ouvir on-line ou em dispositivos móveis como tablets e celulares. Vale lembrar que tanto as entrevistas como os spots podem ser usados por professores como material auxiliar para o ensino de Matemática. O projeto intitulado Matemática no ar é ligado ao programa de web rádio e podcast “Oxigênio” (oxigenio.comciencia.br), uma realização do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e da Rádio Unicamp. O grupo PHALA: Educação, Linguagem e Práticas Culturais, ligado à Faculdade de Educação da Unicamp também é parceiro no projeto, oferecendo a revisão do conteúdo científico das entrevistas e dos spots. Pesquisadores e alunos de pós-graduação dos cursos do Labjor estão envolvidos na atividade.

O tema foi tratado por meio de uma abordagem interdisciplinar, localizando a Matemática em um contexto histórico, social e cultural.  As entrevistas foram:

Estatística no cotidiano
Com Jefferson Mariano (IBGE) e Julio Stern (IME-USP)

Modelagem matemática
Com Priscila Coltri (Cepagri/Unicamp) e Flávia Marquitti (IFGW/Unicamp)

Mulheres nas Exatas
Com Sandra Santos (IMECC/Unicamp) e Flávia Roberta Silva (IBM)

Algoritmos
Com Alan Godoy Mello (CPqD) e Rafael Evangelista (Labjor/Unicamp)

De que matemática estamos falando?
Com Denise Vilela (DME/Ufscar) e Antonio Miguel (FE/Unicamp)

Para os spots, os assuntos foram desde o funcionamento dos jogos de loteria até a origem do zero, passando pela importância da lógica, a invenção do sinal de igual (=), a história da revolta do Quebra-Quilos, e a trajetória de Jacob Palis, matemático brasileiro homenageado na SNCT 2017.

Participaram do projeto:

Elaboração, produção e divulgação: Beatriz Guimarães de Carvalho,Carol Gama, Dayane Fumiyo Tokojima Machado, Gustavo Steffen de Almeida, Joice Aparecida dos Santos, Marina Gomes, Paula Pereira., Patricia Santos e Waldemar Antonio Grazioso Saroka. Trabalhos técnicos: Douglas Vasquez, Ed Paulo Souza e Jeverson Barbieri. Arte: Janine Ierullo, Maysa Sigoli e Paula Pereira. Trilha da vinheta original: Ricardo Botter Maio. Edição: Samuel Garbuio. Consultoria: Jackeline Mendes, do Grupo Phala/Faculdade de Educação Unicamp e Juliana Schober Gonçalves Lima, da Universidade Federal de Sergipe. Serviços administrativos: Rosangela da Silva. Site Oxigênio: Fernando Terra e Thais Santos. Agradecimentos a Alessandra Carnauskas e Andressa Alday.

O projeto Matemática no ar é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, um programa de Popularização da Ciência, patrocinado pelo CNPq, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Governo Federal.