Programa Ponte discute educação ambiental e alimentos

filipe-salveti - educacao ambiental

Tivemos uma conversa sobre “Consumos de alimentos e educação ambiental” com Filipe Salvetti, mestrando na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

A entrevista, que você pode ouvir na íntegra clicando no player acima, aconteceu no dia 19 de outubro, conduzida pela repórter Ana Paula Zaguetto.

Filipe atua na coordenação técnica do Programa Ponte, uma iniciativa de extensão universitária que realiza intervenções educacionais em escolas estaduais de Piracicaba, interior de São Paulo.

Mas, afinal, qual a concepção de educação ambiental? Para o especialista, esse é um termo em disputa e seu significado tem sido lapidado.

De acordo com Salvetti, há uma educação ambiental mais voltada para o mercado de produção e consumo. Ela considera o desenvolvimento sustentável mantendo o sistema de produção atual, assim como os padrões de consumo; se preocupa com a gestão de resíduos por meio da reciclagem, por exemplo.

Outra concepção de educação ambiental, trabalhada dentro do Ponte, enfatiza a crítica aos modos atuais de produção e consumo, procurando transformar a visão dos indivíduos por meio de ações participativas.

Na visão do entrevistado, a sociedade está em crise econômica, social, ambiental e política. A educação ambiental ajuda a enfrentar essa crise ao formar cidadãos críticos capazes de interferir na nossa sociedade a partir de suas atitudes e reflexões.

Oxigênio na SNCT

Esta entrevista fez parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2016) por meio do projeto “1, 2, Feijão com Arroz, 3, 4, Ciência no Rádio”. Foi uma realização do programa Oxigênio web rádio e podcast por meio do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp em parceria com a Web Rádio Unicamp. O projeto contou também com Helena Gomes na produção da vinheta, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da universidade na produção de pautas e conteúdos, e financiamento via Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Governo Federal.

Cultura, ciência e tecnologia para você ler e ouvir, online e offline. Avalie o Oxigênio pelo seu aplicativo de celular, envie seus comentários e siga o programa nas redes sociais! Clique aqui para acessar nosso Twitter, e aqui para ir direto à nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *