#24 – Fusão MCTI, carros a óleo diesel, revistas científicas e muito mais

chamada_24

Chegou a última edição de Oxigênio deste semestre! Partiremos por um breve período de férias e em agosto seguiremos com nossa programação normalmente.

Confira os destaques desta edição:

#Entrevista: o professor Antônio Videira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) comenta a fusão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o Ministério das Comunicações. Essa foi uma das primeiras mudanças no governo interino de Michel Temer. A fusão tem sido criticada pela comunidade científica.

#Reportagens: acompanhe o que está em debate sobre o projeto para aprovar o uso de óleo diesel para veículos leves. Conheça também os desafios das revistas científicas para dar visibilidade internacional à pesquisa brasileira.

#Arquivo da Ciência: as primeiras experiências que motivaram o desenvolvimento do método científico datam do século 18. Nós contamos essa história e o que isso tem a ver com a contemporânea “pílula do câncer”, a fosfoetanolamina.

#Coluna: continuamos “De Olho no Clima” com a coluna da Ana Ávila, diretora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, o CEPAGRI. Ela fala sobre as mudanças que temos percebido no clima e como nosso estilo de vida o influencia.

#Caleidoscópio: pesquisas sobre o cotidiano, a escravidão, a imigração, a flora e fauna da região de Campinas estão na coleção de livros “Sesmarias, engenhos e fazendas do arraial de Souzas, Joaquim Egídio e Jaguary”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *