#21 – FabLabs, modelagem matemática, Brain Computer Interface e muito mais

Programa 21

Programa novinho e cheio de novidades! Confira nessa edição:

# Entrevista: A matemática está presente em muitas coisas do nosso cotidiano e a gente nem se dá conta. Nesta edição, nós conversamos com o pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, Luis Fernandes Lopes. Ele explica como a modelagem matemática ajuda a entender a dinâmica das epidemias e a planejar as medidas para controlar as doenças.

# Arquivo da ciência: Nós estamos cercados  por seres invisíveis, e não, não estamos falando de algo sobrenatural. Na seção Arquivo da Ciência, você vai relembrar como as bactérias passaram a ser conhecidas pela ciência, e vai conhecer evoluções recentes no ramo da bacteriologia.

# Coluna: Nosso colunista Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia e Operações da RNP, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, volta no tempo, mais precisamente ao século XIX para explicar o surgimentos dos cabos telegráficos submarinos.

# Reportagens: Na seção de reportagens, você vai saber mais sobre a interface cérebro-computador, um campo da neurotecnologia que tem auxiliado pessoas com limitações motoras a ter mais independência. Saberá também o que são os FabLabs, como esses espaços surgiram e suas principais tendências.

#Caleidoscópio: 2016 é o ano em que o poeta Manoel de Barros completaria seu centenário. Duas vezes vencedor do prêmio Jabuti, o poeta mato-grossense é destaque da seção Caleidoscópio nessa edição de Oxigênio.

Gostou do programa? Deixe seus comentários e compartilhe essas informações com seus amigos! Se quiser ficar por dentro desta e de mais edições por vir, siga-nos no Facebook e Twitter!

2 comentários sobre “#21 – FabLabs, modelagem matemática, Brain Computer Interface e muito mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *