Oxigênio realiza oficina de rádio em assentamento do MST

Acompanhe as novidades de um projeto especial do programa Oxigênio, a participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Entre diversas ações, a iniciativa incluiu uma oficina de rádio para a comunidade do assentamento Milton Santos, em Americana-SP, no dia 2 de março de 2017.

Essa atividade fez parte do projeto ‘1,2, feijão com arroz, 3,4 ciência no rádio’, resultado da parceria entre o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentos (Nepa) e a Web Rádio Unicamp, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Oficina de rádio em assentamento do MST

Aperte o play ou confira a transcrição da matéria:

Em 2016, a equipe do programa Oxigênio se dedicou a um projeto novo de divulgação científica no rádio participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Esse evento aconteceu entre 17 e 23 de outubro, com ações por todo o Brasil relacionadas ao tema “A ciência alimentando o Brasil”.

Nós, do Oxigênio, idealizamos a série “1, 2, feijão com arroz, 3, 4, ciência no rádio”. Essa iniciativa resultou em entrevistas ao vivo com especialistas de diversas áreas e também um conjunto de 10 spots, que são áudios curtos e informativos sobre vários assuntos ligados à alimentação e ciência.

Pois é, o projeto teve continuidade e é isso que eu queria contar para você agora. Nós aproveitamos a experiência com os spots e convidamos uma comunidade em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para participar do projeto.

Essa comunidade é do assentamento Milton Santos, que fica em Americana-SP. Eles têm uma produção agroecológica e estão buscando novas formas de distribuir os produtos. Uma saída encontrada foi a venda direta para grupos de consumidores que se reúnem, por exemplo, em escolas, e compram os alimentos já combinados de antemão com o pessoal do assentamento.

Uma maneira de ajudar nesse trabalho, é na divulgação.

Assim, através do projeto “1,2 feijão com arroz, 3,4 ciência no rádio”, a equipe do Oxigênio realizou uma oficina para um grupo do Milton Santos. Em uma tarde, eles discutiram questões sobre os modos de produção dentro do princípio agroecológico e sobre os tipos de produtos cultivados.

Os moradores contaram também algumas das histórias do assentamento e das questões políticas envolvidas no movimento. Por fim, eles experimentaram um pouco da produção de rádio criando os seus próprios spots.

A ideia aqui foi desenvolver essa experiência do contato com um tipo de mídia e formato de divulgação diferente que, inclusive, pode ser aperfeiçoado e distribuído para rádios comunitárias ajudando a divulgar conceitos, dicas e explicações sobre alimentos e o modo de produção da agroecologia.

Conheça também as produções jornalísticas realizadas no âmbito do projeto: http://oxigenio.comciencia.br/tag/snct2016


Saiba mais sobre a produção agroecológica do assentamento Milton Santos

Matéria de Patrícia Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *