O projeto Blogs de Ciência da Unicamp ganha espaço no portal da instituição

Desenvolvidos na segunda metade da década de 90, como espécies de diários virtuais, os blogs se consolidaram como uma das ferramentas mais populares entre os internautas de todo o mundo. Segundo o site blogging, a estimativa é de que existam mais de 150 milhões de blogs ativos em toda a internet. Universidades importantes como Harvard e veículos de comunicação como o periódico britânico The Guardian e os jornais brasileiros estadão e Folha de S. Paulo utilizam a popular ferramenta como um importante canal para ampliação da discussão sobre ciência.

Seguindo nessa direção, uma parceria entre o Labjor – laboratório de estudos avançados em jornalismo – e o Lantec – laboratório de inovação tecnológica aplicada à educação levou à criação em 2015 do projeto Blogs de Ciência da Unicamp. A iniciativa visa a estimular a participação de pesquisadores da instituição no universo da divulgação científica.

Embora exista hoje um debate (ou uma dúvida) sobre a atualidade dos blogs, principalmente frente a sua versão em vídeo, os chamados vlogs, com transmissão via Youtube e outras plataformas, o blog ainda encontra espaço na divulgação da ciência, pela linguagem acessível e pela facilidade de produção.

Os cientistas que aderem ao projeto recebem um treinamento especial para aprender a usar todas as ferramentas disponíveis desde noções de escrita para a divulgação científica ligadas ao público-alvo que pretendem atingir até as formas de autopromoção de conteúdo.

Um dos coordenadores do projeto, o cientista social André Garcia relata como tem sido a experiência.

Esses blogs têm se tornado um importante recurso na divulgação científica universitária nacional. Atualmente, a plataforma reúne vinte publicações virtuais que falam sobre assuntos relacionados a ciência sob as mais variadas perspectivas e linguagens.

O físico Eduardo Akio Sato é um dos cientistas blogueiros participantes deste movimento da Unicamp. No blog Torta de Maçã Primordial, o doutorando em cosmologia e fã do divulgador Carl Sagan, aborda assuntos como ondas gravitacionais de uma maneira acessível ao grande público.

Trinta novos pesquisadores estão sendo preparados para se unir a plataforma em breve, tornando o projeto a maior rede de blogs de ciência em português. E o projeto deve ganhar mais impulso a partir deste mês, já que a plataforma será hospedada no Portal Unicamp, o espaço virtual mais nobre da instituição. A assessoria de comunicação da Unicamp ajudará na divulgação e replicação do conteúdo produzido pelos cientistas dos blogs de ciência.

Você pode conferir o conteúdo da plataforma através do site http://www.blogs.ea2.unicamp.br/