A nova Lei de Migrações: como ficam os estrangeiros no Brasil?

Entenda a nova Lei de Migrações

As guerras civis, perseguições políticas e religiosas ou até desastres naturais fazem com que milhões de pessoas tenham que deixar suas casas para reconstruir a vida em outras cidades ou países. Em 2015 foram 244 milhões de pessoas em deslocamento, segundo dados da Organização das Nações Unidas.

O Brasil é o local de destino de muitas delas e em breve deve ter uma nova lei para tratar do tema. O projeto da Lei de Migrações foi aprovado na Câmara dos Deputados em 6 de dezembro de 2016. O próximo passo é passar pelo Senado e, se aprovado, seguir para sanção presidencial.

Você vai ouvir agora a análise da professora e antropóloga Bela Feldman-Bianco sobre esse processo e os pontos de atenção nesse que pode ser o momento final de debate da proposta.

Ela é colaboradora da Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenadora do Comitê Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e representa a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Conselho Nacional de Imigração (CNIg).

Lei também a reportagem:

Brasil concentra esforços para melhorar a situação dos imigrantes e refugiados no país

Matéria de Patrícia Santos, com a colaboração de Viviane Lúcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *