Notas de ciência: Álcool e drogas, Mulheres na Ciência e Babaçu

Nota 1: Álcool e drogas

“Precisamos falar/ sobre Álcool e Drogas nas Universidades”.

Esse é o título da entrevista publicada na última edição da “Revista de Cultura e Extensão da USP”, nº13, realizada por Isadora Vitti com o professor da Faculdade de Medicina da USP, Arthur Guerra de Andrade. O foco foram as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas.

Ouça a matéria na íntegra!

 

Nota 02: Mulheres na Ciência

Uma sequência de incidentes recentes aqueceu o debate sobre machismo na ciência. Nas redes sociais, foi polêmico o comentário do prêmio Nobel de Medicina em 2001, o bioquímico britânico Tim Hunt, sobre problemas com a presença de mulheres no laboratório.

Durante a Conferência Mundial de Jornalistas Científico em Seul no dia 8 de junho, o cientista disse: “Três coisas acontecem quando garotas estão no laboratório: você se apaixona por elas, elas se apaixonam por você e quando você as critica, elas choram”.

Saiba mais no áudio desta matéria.

 

Nota 03: Babaçu

Os babaçuais recobrem uma extensa faixa de transição entre o cerrado e a floresta Amazônica. Sob suas copas, milhares de famílias extraem e quebram o coco babaçu para produção de óleo de amêndoa, azeite, alimento para animais, carvão e materiais de construção para moradias.

Essas comunidades presentes no Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí dependem da extração do babaçu para se manterem e por isso desde a décadas de 80 lutam pela preservação da palmeira. Esse é o contexto por trás do artigo. “Caminhos para a proteção dos babaçuais e dos seus detentores culturais” publicado na edição deste mês da “Revista CPC” da USP, nº 19.

Ouça a matéria na íntegra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *