Mudança para o sinal digital e os 90 anos da primeira demonstração de TV

17-06-tvdigital

Este ano, algumas cidades brasileiras passarão a receber apenas o sinal de TV digital. Depois de adiar algumas vezes a data desde 2003, o país começou a desligar o sinal da TV analógica em 15 de fevereiro.

Rio Verde, em Goiás, já é a primeira cidade da América do Sul com sinal totalmente digital. Em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e aqui em Campinas também, o sinal antigo vai ser desligado em 2017. A cronograma é definido pelo Ministério das Comunicações que deve terminar até 2018 e está disponível no site: www.vocenatvdigial.combr.

Mas qual é a diferença? Bom, a TV digital é um novo tipo de sinal que vai transmitir os canais de televisão abertos gratuitos. A qualidade da imagem é melhor, em alta definição, e o som também é mais nítido. Além disso, a tecnologia permite interagir e acessar serviços que os canais poderão oferecer e outros recursos parecidos com o que temos navegando na internet.

A TV analógica recebe sinais de frequência modulada FM e converte em sinais de som e imagem. Já a TV digital também recebe esta frequência mas transmite para dados digitais, como acontece com a internet acessada por meio de um transmissor wi-fi.

E tem uma curiosidade: essa mudança está acontecendo no Brasil 90 anos depois da primeira demonstração pública da televisão. Esse feito é do engenheiro escocês John Logie Baird que transmitiu imagens por maneira mecânica, diante de 50 cientistas em Londres. Outros eventos sucederam a invenção de Baird para chegar ao aparelho de TV analógico que depois se popularizou no mundo inteiro.

Matéria de Patrícia Santos e locução de Paula Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *