Estação Espacial Internacional completa 15 anos

Ocupação humana na Estação Espacial Internacional completa 15 anos. No dia 2 de novembro de 2000, a primeira tripulação chamada de Expedition One, com dois astronautas russos e um americano, chega à ISS, a Estação Espacial Internacional. A ISS dá 16 voltas na Terra por dia e chega a uma velocidade de 28 mil km/h. É o objeto mais caro construído pela humanidade, com um investimento de aproximadamente 160 bilhões de dólares.

O projeto se originou em 1984, quando o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, orientou a NASA a construir uma estação espacial em 10 anos. Porém, as proporções do empreendimento eram enormes e houve um atraso. No começo da década de 90 a Rússia se uniu ao projeto e lançou no espaço as primeiras partes da estação, que foram conectadas depois com uma peça da NASA, e assim, a ISS foi surgindo.

O programa todo é liderado, além dos Estados Unidos e Rússia, pelo Japão, Canadá e Europa.

A estação, que está a cerca de 340 quilômetros de altitude da Terra, é permanente no espaço, e funciona como uma espécie de laboratório onde os astronautas vivem. Nela são realizadas pesquisas de astronomia, meteorologia, física, e os efeitos da microgravidade em seres humanos e em outros meios. As estadias são de em média 6 meses, por equipes formadas por 6 astronautas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *