El Salvador realiza 1ª pesquisa em percepção pública de C&T

El Salvador

El Salvador é mais um dos países ibero-americanos empenhado em desenvolver indicadores sobre a percepção pública da ciência e tecnologia. A primeira pesquisa nacional acabou de ser realizada. Os resultados estão disponíveis no site da Organização dos Estados Ibero-Americanos.

Essas pesquisas investigam o que a população pensa sobre temas ligados às áreas científicas. Primeiro foi o Panamá, depois a Costa Rica, e agora El Salvador é o terceiro país da América Central a realizar uma enquete. Aqui, mais ao Sul, o Brasil, a Argentina e o Uruguai, por exemplo, já têm feito essas pesquisas.

Uma questão importante é que os países ibero-americanos estão adotando uma metodologia comum de estudos de percepção pública. Isso tem acontecido a partir da elaboração do Manual de Antígua, um referencial técnico de 2015, elaborado em conjunto com pesquisadores de instituições do setor na região, inclusive aqui do Labjor, no Brasil.

O que se pretende com essas pesquisas é conhecer o interesse da população sobre temas científicos, hábitos de informação e costumes culturais, atitudes e valores. Os resultados fomentam estratégias para desenvolver a cultura científica nos países, por exemplo, programas em escolas e museus de ciência, além de orientar as políticas públicas e das instituições do setor.

Matéria de Patricia Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *