Eficácia do canabidiol em estudo no Brasil

35-PEsquisa em Canabidiol - Oxigenio Podcast e Web Rádio

O canabidiol é um medicamento feito a partir da planta da maconha, Cannabis sativaEle atua no sistema nervoso central, ajudando a tratar doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade.

Feito a partir de substâncias selecionadas da planta, o remédio não causa vício, dependência ou alterações psicológicas, de acordo com a médica Sandra Tibiriçá da Universidade Federal de Juiz de Fora. O canabidiol pode ser utilizado de forma segura durante os tratamentos.

Segundo Gregory Carter, diretor médico do Instituto de Reabilitação de Saint Luke, nos Estados Unidos, o uso deste medicamento também é indicado para doenças que causem inflamações, espasmos, distúrbios do sono e disfunções intestinais pois ajuda no alívio de dor e traumas cirúrgicos.

No Brasil, um dos principais estudos realizados, é voltado para definir a eficácia do uso do canabidiol. O trabalho está sendo realizado no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. Os pesquisadores analisam os efeitos da substância no combate a ansiedade em pacientes acometidos pelo Parkinson. A doença progressiva do sistema neurológico afeta principalmente o cérebro de pessoas na terceira idade.

Outro importante avanço para os estudos do efeito deste medicamento está no campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Lá, vai ser inaugurado ainda este ano o Centro de Pesquisas em Canabinoides. O projeto terá como primeiro estudo um teste envolvendo 120 crianças e adolescentes que sofrem de epilepsia.

Para outras informações sobre estes medicamentos, acesse a revista ComCiência, e leia a reportagem “Canabidiol, uma droga com efeitos medicinais”, que faz parte do dossiê: “Substâncias Polêmicas”. O site da revista é: www.comciencia.br.

Matéria de Carolina Medeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *