Descoberto planeta na órbita de Proxima Centauri

chamada_26-01_nota_astrobio

Agosto mês do desgosto? Aparentemente não para os astrobiólogos que neste mês colecionaram descobertas e feitos notáveis.
Você sabe o que é astrobiologia? É o campo que estuda a origem, a evolução e o destino da vida no Universo. Estuda-se, por exemplo, se há vida fora da Terra.
Bem, ainda não encontraram formas de vida extraterrestre. Mas o anúncio recente, em um artigo científico na Nature, da descoberta de um planeta orbitando a Proxima Centauri animou a comunidade de astrobiólogos.

Como o nome sugere, Proxima Centauri é a estrela mais próxima de nosso Sol. Ficando a cerca de 4 anos-luz de distância. Isso seria algo em torno de 45 mil de anos viajando a 100 mil km por hora.

O planeta parece ter o tamanho da Terra. Ele orbita em torno da estrela a uma distância que permite a existência de água líquida, ou seja, não é nem quente demais, nem frio demais – por isso diz-se que fica em uma Zona de Cachinhos Dourados, a menininha dos contos da carochinha que preferia o mingau morno dos ursos. E água líquida é condição essencial para a existência de forma de vida que conhecemos.

Saiba mais:
Nature: Earth-sized planet around nearby star is astronomy dream come true

Matéria de Roberto Takata e locução de Juan Mattheus.

Matérias relacionadas