Conheça a obra “O jogador científico”
set 14, 2015

Compartilhar

Assine o Oxigênio

 

“O Jogador Científico” é a obra do matemático e cientista da computação argentino, Ariel Arbiser, lançada este ano pela Editora Unicamp. Em suas 166 páginas, Arbiser pincela noções de acaso, estatística e abordagem computacional de alguns dos jogos de azar, carta e tabuleiro mais conhecidos, como loteria, roleta, pôquer e xadrez.

A linguagem é bem humorada e repleta de trocadilhos e piadas.

“O Jogador Científico” é um livro curto, e pela diversidade de temas que aborda, acaba sendo um tanto superficial. Mas serve para dar uma noção inicial das potencialidades da área e o interesse que desperta como fonte de problemas matemáticos e computacionais.

Imagem: Funcamp

Veja também

Longa “Dunkirk” dirigido por Christopher Nolan

Longa “Dunkirk” dirigido por Christopher Nolan

“Dunkirk” é o décimo longa dirigido pelo cineasta britânico Christopher Nolan. Conhecido por explorar tensões psicológicas e mesclar elementos de realidade e irrealidade, Nolan faz uso dessas características para reconstruir um famoso evento histórico: a retirada das...

Museu francês reúne ciência e história aeroespacial

Museu francês reúne ciência e história aeroespacial

Segunda Guerra Mundial. Você pode não ter entendido nada do que esses caras disseram, mas eu acho que já deu para perceber do que se trata. Este um trechinho do vídeo exibido dentro de um dos aviões que estão expostos no Museu do Ar e do Espaço, em Paris. Nesse mesmo...

A Espiral da Morte: mudanças climáticas sob análise

A Espiral da Morte: mudanças climáticas sob análise

  “Antigamente, se perdêssemos muito gelo no verão, uma sequência de invernos frios seria capaz de repô-lo. Mas hoje não fica frio mais, então essa reposição está mais difícil. Muitas coisas conspiram para levar o gelo marinho embora. Há alguns anos eu criei essa...

Pokémons como ferramenta de divulgação científica

Pokémons como ferramenta de divulgação científica

  Há vinte anos a empresa japonesa de videogames Nintendo lançava o jogo Pokémon, em que o jogador captura criaturas com poderes especiais - os pocket monsters (monstros de bolso, em inglês) ou, abreviadamente, Pokémon - para usá-las em batalhas contra outros...