Caleidoscópio: coleção “Sesmarias, engenhos e fazendas do arraial de Souzas, Joaquim Egídio e Jaguary”
jul 10, 2016

Compartilhar

Assine o Oxigênio

 

A coleção “Sesmarias, engenhos e fazendas do Arraial de Souzas Joaquim Egidio e Jaguary“ mergulha na história de Campinas e recupera aspectos históricos relacionados ao cotidiano, território, escravidão, imigração, flora e fauna da região.

Dividido em três volumes, organizados pela doutora em História Social, Suzana Barreto Ribeiro, as obras vem ilustradas com cartas que mantiveram a transcrição original dos textos de época.

O primeiro dos volumes trata da distribuição de Sesmarias e destaca o inicio da ocupação e colonização da região entre os rios Atibaia e Jaguari a partir do Século 18.

Através de fontes fotográficas, relatos e correspondências os autores fazem um inventário arquitetônico que mapeia o conjunto das edificações, destacando as ações humanas que ao longo do tempo ocasionaram a perda progressiva dos lugares da história.

No segundo volume a proposta foi historicizar os caminhos de terra e de ferro da região através de imagens fotografias e gravuras da época pertencentes ao acervo de diversas famílias.

O volume destaca o modo como o cultivo do café Imprimiu novas características econômicas e sociais para a região e impulsionou a produção em todo o oeste paulista até 1930, década da depressão econômica do ciclo cafeeiro.

A investigação dos plantios das fazendas de café aborda o cotidiano das elites e dos escravos enfatizando o modo de vida e o desaparecimento do regime de escravidão na região de Campinas.

O terceiro e ultimo livro da série descreve a flora e a fauna de Souzas, Joaquim Egidio e Jaguary. Ele recupera aspectos de uma realidade passada e historiciza o desmatamento da Mata Atlântica descrevendo o processo de extermínio da fauna que a região vem sofrendo desde a chegada dos colonizadores.

A coleção é o resultado da pesquisa de 13 autores e representa uma bibliografia detalhada sobre a história da região, por isso parte dos exemplares impressos na primeira edição serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas e instituições de Pesquisa do estado de São Paulo onde o público terá a oportunidade de lê-los.

Matéria de Fabiana Silva.

 

Veja também

Longa “Dunkirk” dirigido por Christopher Nolan

Longa “Dunkirk” dirigido por Christopher Nolan

“Dunkirk” é o décimo longa dirigido pelo cineasta britânico Christopher Nolan. Conhecido por explorar tensões psicológicas e mesclar elementos de realidade e irrealidade, Nolan faz uso dessas características para reconstruir um famoso evento histórico: a retirada das...

Museu francês reúne ciência e história aeroespacial

Museu francês reúne ciência e história aeroespacial

Segunda Guerra Mundial. Você pode não ter entendido nada do que esses caras disseram, mas eu acho que já deu para perceber do que se trata. Este um trechinho do vídeo exibido dentro de um dos aviões que estão expostos no Museu do Ar e do Espaço, em Paris. Nesse mesmo...

A Espiral da Morte: mudanças climáticas sob análise

A Espiral da Morte: mudanças climáticas sob análise

  “Antigamente, se perdêssemos muito gelo no verão, uma sequência de invernos frios seria capaz de repô-lo. Mas hoje não fica frio mais, então essa reposição está mais difícil. Muitas coisas conspiram para levar o gelo marinho embora. Há alguns anos eu criei essa...

Pokémons como ferramenta de divulgação científica

Pokémons como ferramenta de divulgação científica

  Há vinte anos a empresa japonesa de videogames Nintendo lançava o jogo Pokémon, em que o jogador captura criaturas com poderes especiais - os pocket monsters (monstros de bolso, em inglês) ou, abreviadamente, Pokémon - para usá-las em batalhas contra outros...