Caleidoscópio: coleção “Sesmarias, engenhos e fazendas do arraial de Souzas, Joaquim Egídio e Jaguary”

24-07-caleidos-sesmaria

A coleção “Sesmarias, engenhos e fazendas do Arraial de Souzas Joaquim Egidio e Jaguary“ mergulha na história de Campinas e recupera aspectos históricos relacionados ao cotidiano, território, escravidão, imigração, flora e fauna da região.

Dividido em três volumes, organizados pela doutora em História Social, Suzana Barreto Ribeiro, as obras vem ilustradas com cartas que mantiveram a transcrição original dos textos de época.

O primeiro dos volumes trata da distribuição de Sesmarias e destaca o inicio da ocupação e colonização da região entre os rios Atibaia e Jaguari a partir do Século 18.

Através de fontes fotográficas, relatos e correspondências os autores fazem um inventário arquitetônico que mapeia o conjunto das edificações, destacando as ações humanas que ao longo do tempo ocasionaram a perda progressiva dos lugares da história.

No segundo volume a proposta foi historicizar os caminhos de terra e de ferro da região através de imagens fotografias e gravuras da época pertencentes ao acervo de diversas famílias.

O volume destaca o modo como o cultivo do café Imprimiu novas características econômicas e sociais para a região e impulsionou a produção em todo o oeste paulista até 1930, década da depressão econômica do ciclo cafeeiro.

A investigação dos plantios das fazendas de café aborda o cotidiano das elites e dos escravos enfatizando o modo de vida e o desaparecimento do regime de escravidão na região de Campinas.

O terceiro e ultimo livro da série descreve a flora e a fauna de Souzas, Joaquim Egidio e Jaguary. Ele recupera aspectos de uma realidade passada e historiciza o desmatamento da Mata Atlântica descrevendo o processo de extermínio da fauna que a região vem sofrendo desde a chegada dos colonizadores.

A coleção é o resultado da pesquisa de 13 autores e representa uma bibliografia detalhada sobre a história da região, por isso parte dos exemplares impressos na primeira edição serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas e instituições de Pesquisa do estado de São Paulo onde o público terá a oportunidade de lê-los.

Matéria de Fabiana Silva.

 

2 comentários sobre “Caleidoscópio: coleção “Sesmarias, engenhos e fazendas do arraial de Souzas, Joaquim Egídio e Jaguary”

    1. Caro Roberto, a coleção pode ser adquirida/vista em dois endereços em Campinas (Sousas), que são:
      – Restaurante Estação Marupiara, Rua Manuel Saturnino do Amaral, 29 Joaquim Egídio – Campinas/SP – Fone: (19) 3298-6289 / (19) 9 9801-4645 – E-mail: restaurante@estacaomarupiara.com.br
      – Banca de revistas em frente à padaria Ricco Pane: Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 871 – F: (19) 3258.7826.
      Em São Paulo está à venda na livraria do Museu da Casa Brasileira: http://www.mcb.org.br/ – Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Fone (11) 3032 3727.
      Atenciosamente.
      Simone Pallone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *