Agrotóxicos: ganhos e perdas

hamilton-ramos-agrotoxicos

A questão dos agrotóxicos desperta muita polêmica. O assunto foi pauta do programa Oxigênio em entrevistas com diferentes pesquisadores da área. Um deles é Hamilton Humberto Ramos, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), entrevistado pelo repórter Erik Nardini no dia 20 de outubro.

Nesta conversa (que você ouve na íntegra clicando no player acima), ele destacou as técnicas e métodos que devem ser aplicados para atingir apenas a cultura para a qual o pesticida foi desenvolvido e, assim, diminuir os impactos ambientais e os danos à saúde do trabalhador.

A ideia central foi a seguinte: a aplicação de agrotóxico não se resume a comprar o produto e espalhar pela plantação.

Segundo Ramos, a tecnologia da aplicação ajuda a tornar o uso de agrotóxicos mais seguro e econômico visando a que o produto aplicado chegue exatamente onde está a praga ou a doença.

Para ele não deve haver conflito entre a agricultura convencional com aplicação de agrotóxicos e a orgânica. Há espaço para ambos, cada um atendendo às diferentes necessidades do mercado e da população.

O pesquisador também destaca que não se pode depender somente de agrotóxicos, devendo se utilizar outras medidas como o manejo integrado de pragas e o controle biológico.

Nos próximos dias, nós publicaremos também outras entrevistas que comentam sobre o uso de agrotóxicos. Acompanhe aqui!

Oxigênio na SNCT

Esta entrevista fez parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2016) por meio do projeto “1, 2, Feijão com Arroz, 3, 4, Ciência no Rádio”. Foi uma realização do programa Oxigênio web rádio e podcast por meio do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp em parceria com a Web Rádio Unicamp. O projeto contou também com Helena Gomes na produção da vinheta, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da universidade na produção de pautas e conteúdos, e financiamento via Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Governo Federal.

Cultura, ciência e tecnologia para você ler e ouvir, online e offline. Avalie o Oxigênio pelo seu aplicativo de celular, envie seus comentários e siga o programa nas redes sociais! Clique aqui para acessar nosso Twitter, e aqui para ir direto à nossa página no Facebook.

Um comentário sobre “Agrotóxicos: ganhos e perdas

  1. Ouvindo atentamente o senhor Hamilton Humberto Ramos, do Instituto Agronômico de Campinas até o final, entendi que sua fala é uma clara defesa do uso dos agrotóxicos e tenta convencer as pessoas de que agrotóxico não é tão ruim como é de fato! Defesa da sua formação profissional apenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *