#65 Oxilab: Tristeza tropical: mudanças ambientais e sofrimento

Quando se fala em zonas litorâneas e cidades pequenas do interior, é comum associarmos a cenários paradisíacos ou bucólicos, onde se predominam as belezas naturais, uma rica biodiversidade, ou onde o tempo passa mais devagar e as pessoas são mais felizes e solidárias. O litoral Norte de São Paulo, bem como alguns municípios localizados ao longo do eixo rodoviário Dom Pedro I – Tamoios poderiam ser um belo exemplo. O problema é que, se a gente coloca uma lente nesse olhar superficial, percebemos nessas regiões um expressivo número de casos diagnosticados de depressão, e um sentimento de tristeza generalizado, causados pelas condições precárias de vida.

 

É o que revelam mais de 25 anos de estudos feitos pela professora e doutora em Ciências Sociais, Sônia Regina da Cal Seixas, pesquisadora do Nepam (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp). O projeto de pesquisa interdisciplinar, financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) sugere um novo olhar sobre os impactos das mudanças ambientais sobre as pessoas, tanto na saúde mental quanto no bem-estar subjetivo, o que poderíamos chamar de “dores da alma”.

 

Os resultados mostram que as transformações provocadas pela especulação imobiliária, pelo turismo e por projetos de desenvolvimento econômico, não só causaram sérios impactos ambientais, mas também alteraram gravemente os modos de vida. Compreender as transformações socioambientais num mundo em constante mudança a partir de um olhar sobre o sofrimento é uma tarefa que Sônia realiza desde os anos 1990.

 

Neste Oxilab, ela conta sobre sua trajetória de pesquisa e ressalta a importância de se pensar caminhos de resistência e adaptação às mudanças. A pesquisadora fala também da necessidade de se realizarem mais estudos e pesquisas nesse campo, que ainda é muito pouco falado dentro das ciências.

 

Este Oxilab foi produzido, gravado e editado por Alessandra Marimon, com colaboração e trabalhos de técnicos de Octávio Augusto da Rádio Unicamp e divulgação com apoio de Sophia La Banca de Oliveira. O episódio faz parte do projeto “Divulgação científica das pesquisas do Nepam (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais) da Unicamp”. O projeto está integrado ao programa Mídia Ciência, da FAPESP.

 

Músicas utilizadas:

 

Impact Prelude, de Kevin MacLeod

 

Dark Fog, de Kevin MacLeod

 

Deep Haze, de Kevin MacLeod

 

Impact Andante, de Kevin MacLeod

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *