#52 OxiLab: Defesa Vegetal

O aparecimento de doenças e pragas nas plantações de cana-de-açúcar, milho, soja e outras culturas importantes para o país podem representar perdas significativas na produção e estima-se que gerem um prejuízo de centena de bilhões de dólares por ano no mundo. Por conta disso, muitos pesquisadores focam em entender os mecanismos envolvidos no aparecimento e estabelecimento da doença na planta, bem como nos mecanismos envolvidos na defesa da planta frente à essa ameaça.

Nesse episódio, nós falamos com a professora Cláudia Barros Monteiro Vitorello da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/ Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) sobre a pesquisa que ela tem desenvolvido em seu laboratório para tentar entender melhor a doença carvão da cana-de-açúcar.

A doença carvão é causado por um fungo e primeiro perguntamos: será que todo micro-organismo presente na planta representa uma ameaça? E depois quisemos entender: como o fungo é capaz de provocar a doença na planta? E quais os mecanismos envolvidos nesse processo? Por último perguntamos: será que a planta não tenta se defender também? Ouça o programa #52 OxiLab: Defesa Vegetal para saber a resposta para essas e outras perguntas!

A apresentação do programa foi de Maria Letícia Bonatelli com colaborações da Sarah Azoubel Lima e trabalhos técnicos de Octávio Augusto Fonseca.

Depois de ouvir, nos diga: gostou do episódio #52? E do novo formato do programa, o OxiLab? Fala para a gente seus comentários e sugestões. Estamos no Twitter (@oxigenio_news), Instagram (@oxigeniopodcast) e Facebook (/oxigenionoticias). Se preferir, mande um e-mail para oxigenionoticias@gmail.com.

Se você quiser conhecer mais as pesquisas desenvolvidas pela professora Cláudia e seu grupo de pesquisa, eles já publicaram sobre o genoma completo do fungo Sporisorium scitamineum causador da doença carvão, a colonização desse fungo em plantas de cana-de-açúcar resistentes e susceptíveis à doença e também os metabólitos envolvidos nessa doença.

Um comentário sobre “#52 OxiLab: Defesa Vegetal

  1. gostei muito da matéria. Super interessante e gostosa de ouvir. Parabéns pela divulgação de ciência de uma forma que leigos como eu possam compreender .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *