#51 OxiLab: Mindfulness e insônia

A insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns na sociedade contemporânea, e com ela vem o uso de medicamentos para dormir. O problema é que esses medicamentos – os hipnóticos – podem causar dependência, e não existem muitas estratégias que os médicos podem usar para tratar essa dependência.

Nesse programa conversamos com a psicóloga Viviam Vargas de Barros sobre o seu projeto de doutorado, onde ela usou a técnica de mindfulness como uma terapia complementar para tratar a dependência dos medicamentos para dormir e a própria insônia. O projeto foi desenvolvido no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sob orientação da professora Ana Regina Noto.

A apresentação do programa foi de Sophia La Banca de Oliveira com colaboração de Bruno Moraes, Beatriz Guimarães e Sarah Azoubel Lima e trabalhos técnicos de Octávio Augusto Fonseca.

Depois de ouvir o #51, mande para a gente seus comentários e sugestões. Estamos no Twitter (@oxigenio_news), Instagram (@oxigeniopodcast) e Facebook (/oxigenionoticias). Se preferir, mande um e-mail para oxigenionoticias@gmail.com.

 

Um comentário sobre “#51 OxiLab: Mindfulness e insônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *