#49 – Giro de notícias: Pinguim que não acaba mais (e o pinguim que acabou)

O Giro de Notícias #49 falou de dois assuntos muito importantes: o estudo que revelou uma super colônia de pinguins na Antártida e a criação de quatro unidades de conservação marinha no Brasil.

A colônia que foi encontrada conta com 1,5 milhão de pinguins-de-adélia e está localizada na ponta mais ao norte da península Antártida, em um arquipélago chamado Danger. Alguns estudos e observações anteriores já haviam notado a existência de pinguins na região, mas os estudos que indicavam uma população maior só foram possíveis com o uso de imagens de satélites e drones. O achado gerou comoção porque os pinguins-de-adélia podem ser considerados uma espécie indicadora dos efeitos das mudanças climáticas.

Já a notícia sobre as unidades de conservação marinha diz respeito ao decreto assinado em 19 de março que definiu as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e os Monumentos Naturais (Mona) dos arquipélagos São Pedro e São Paulo, no litoral de Pernambuco, e de Trindade e Martim Vaz, no litoral do Espírito Santo. Com isso, o Brasil passará de 1,5% para 25% de áreas marinhas protegidas.

A apresentação do programa foi de  Maria Letícia Bonatelli, Leonardo Fernandes e Sophia La Banca de Oliveira, com a colaboração de Beatriz Guimarães, Bruno Moraes e Sarah Lima. Trabalhos técnicos de Octávio Augusto.

O Oxigênio é parte da campanha “O Podcast é Delas 2018“, que incentiva a participação de mulheres em podcasts. Acompanhe a hashtag #OPodcastEDelas2018 nas mídias sociais.

Depois de ouvir o #49, mande para a gente seus comentários e sugestões. Estamos no Twitter (@oxigenio_news), Instagram (@oxigeniopodcast) e Facebook (/oxigenionoticias). Se preferir, mande um e-mail para oxigenionoticias@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *