#38 – Engenharia genética, História do uso de agrotóxicos, Empreendedorismo e mais

A #Pauta Principal do programa Oxigênio nº 38 A matéria principal de hoje é sobre o uso da CRISPR, uma ferramenta que permite ao homem alterar a genética de organismos. Além de mostrar como essa tecnologia funciona, a reportagem traz a análise de pesquisadores de diferentes áreas sobre as possibilidades que se abrem com essa nova tecnologia e os desafios sociais e éticos que estão envolvidos.

Em #Entrevista para o Oxigênio, a editora da revista Ciência e Cultura, Patrícia Mariuzzo, fala dos destaques da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Na coluna #Inovação e Patente professor Marcio Nascimento, da UFBA (Universidade Federal da Bahia), fala sobre mulheres que, para levarem a público suas invenções, desafiaram um sistema onde os homens são a maioria. Um exemplo é Joy Mangano, uma empreendedora que inspirou o filme Joy, lançado em 2016.

A sessão #Arquivo da Ciência aborda a questão do uso dos agrotóxicos no Brasil, um dos maiores consumidores desses produtos no mundo. O tema é tratado a partir do artigo “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002″, dos pesquisadores Miguel de Carvalho, Eunice Nodari e Rubens, publicado na revista História, Ciências, Saúde, Manguinhos.

Na #Reportagem de parceiros do programa, o Podcast Unifesp, da Universidade Federal de São Paulo contribui com a matéria que explica atividades do Projeto Xingu, uma iniciativa de proteção à saúde indígena.

Pesquisas, cultura, política, história e curiosidades da ciência e tecnologia para ler e ouvir, online e offline. Conte o que você achou do programa, avalie pelo aplicativo do celular (Podcast no iOS, Castbox no Android ou outros) e acompanhe as novidades nas nossas páginas no Twitter ou Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *