#37 – Agropecuária, Saúde, Museu de ciências, inovações e mais.

A #Pauta Principal do programa Oxigênio nº 37 informa e reflete sobre a produção agropecuária e como ela se relaciona com a economia, com as disputas de terras, com a preservação ambiental e outros setores e questões da realidade brasileira.

Assim, com a participação do professor Gerd Sparovek da USP (Universidade de São Paulo), um dos responsáveis pelo Atlas da Agropecuária Brasileira, e do Vinícius de Faria vamos ampliar o nossos conhecimentos sobre a situação fundiária no Brasil.

Nessa edição também conta com a estreia a coluna #Inovação e Patente com o professor Marcio Nascimento, da UFBA (Universidade Federal da Bahia), que vai começar falando da origem das patentes, o que são e como funcionam esses registros.

Já a sessão #Caleidoscópio traz a vocês uma indicação de programa cultural cheio de diversidade: uma exposição “Inovanças: Criações à brasileira”, contando com inovações criadas por brasileiras e brasileiros de todas as regiões do país, no Museu do Amanhã do Rio de Janeiro.

Esta e outras questões são respondidas pelo professor Marco Bortoleto coordenador do grupo de pesquisa Circus na Unicamp em entrevista à repórter Nádia Salmeron.

Confira também o lançamento de variedades de cana-de-açúcar mais produtivas e o estudo que avalia os comitês de ética em pesquisa no Brasil. E mais: Você sabe que significam os seus sonhos? De onde vêm? Como se relacionam com a sua saúde? Tudo isso em #Reportagem.

Dia 01 de julho, das 9h às 15h, o Centro Nacional de Pesquisa e Energia e Materiais,  o CNPEN, em Campinas, vai abrir para visitas seus 4 Laboratórios. Vai ser um dia cheio de atrações em comemoração aos 30 anos do Laboratório Luz Síncroton. Programação para todas as idades com atividades, exposição, palestras informais, food truck. É gratuito e mais informações no site www.pages.cnpem.br/cienciaaberta.

Pesquisas, cultura, política, história e curiosidades da ciência e tecnologia para ler e ouvir, online e offline. Conte o que você achou do programa, avalie pelo aplicativo do celular (Podcast no iOS, Castbox no Android ou outros) e acompanhe as novidades nas nossas páginas no Twitter ou Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *