#35 – Marcha pela Ciência, Museu do Ar e do Espaço e mais

A Marcha pela Ciência está na #Pauta Principal desta edição nº 35 do Oxigênio. A mobilização aconteceu em diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil, em 22 de abril, data em que se comemora o Dia da Terra.

 

35-marcha-pela-ciência

Para falar sobre a Marcha pela Ciência, o repórter Gustavo Almeida fez um bate-papo com convidados: Dayane Machado e Flavia Virgínio, organizadoras do evento em São Paulo; Alberto Akel, organizador em Belém; e Roberto Lombardo, divulgador científico participante na capital paulista.

A seção #Caleidoscópio traz uma matéria exclusiva produzida pela repórter Cristiane Paião que esteve no Museu do Ar e do Espaço, na França. Você vai saber qual é a sensação de visitar o Concorde e outras aeronaves legendárias, os recursos para os visitantes do museu e diversas curiosidades.

#Alimentação e Saúde é o tema da nossa coluna com convidados. Desta vez, Cinthia Betin, professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fala sobre a importância dos cuidados com a alimentação para evitar as doenças crônicas não transmissíveis. Elas representam um dos desafios em saúde mais importantes na atualidade.

O Podcast Unifesp é o parceiro Oxigênio convidado para este programa com uma #Reportagem sobre células-tronco. Entenda os usos e o armazenamento desses elementos que originam todas as nossas células.

Nas #Notas de Ciência, a repórter Carolina Medeiros fala sobre novidades na pesquisa sobre canabidiol, medicamento produzido a partir da Cannabis sativa, a planta da maconha. E tem ainda a matéria de Juan Mattheus sobre o projeto que resultou em um jogo de tabuleiro para, através da brincadeira, desenvolver as habilidades de escrita de crianças do ensino fundamental.

Pesquisas, cultura, política, história e curiosidades da ciência e tecnologia para ouvir online e offline. Conte o que você achou do programa, avalie pelo aplicativo do celular (Podcast no iOS, Castbox no Android ou outros) e acompanhe as novidades nas nossas páginas no Twitter ou Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *