#34 – Saúde mental, Teoria da Evolução, química e mais

A saúde mental está em destaque nesta que é a edição nº 34 do Oxigênio. O programa traz resultados de pesquisa e pontos para o debate sobre a assistência psicológica e psiquiátrica no meio acadêmico. Saiba mais sobre esse tema e confira outros temas nesta edição:

Ao ingressar na universidade, estudantes de graduação e pós-graduação passam por inúmeras mudanças colocando à prova a saúde mental. Esse é o contexto do estudo de Cláudia Franulovic Campos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), assunto da seção #PautaPrincipal.

O trabalho analisou características de mais de 1200 estudantes que buscaram assistência psicológica e psiquiátrica no serviço especializado oferecido pela Unicamp entre 2004 a 2011. Os estudantes atendidos demonstraram menores taxas de evasão.

A coluna #Alimentação e Saúde conta com a participação de Jorge Behrens, professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Ele fala sobre a química presente no nosso dia a dia através da alimentação, um papo de dar água na boca.

O #Arquivo da Ciência aborda a pesquisa de Danilo Brancalhão Berbel, da Universidade Federal de São Carlos. Ele analisa a visão sobre a Teoria da Evolução no século XIX no Brasil a partir de artigos publicados no jornal “A Província de São Paulo”. O autor observa como a imprensa foi um dos espaços para o debate entre homens de ciência e de outras esferas de poder, defendendo seus pontos de vista sobre o Evolucionismo.

Mais um parceiro Oxigênio participa desta edição com uma #Reportagem. O podcast  Saúde Com Ciência preparou uma série de matérias sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A gente mostra a primeira delas: entenda a diminuição da miséria e da pobreza no Brasil; e ainda os riscos que se apresentam sob as condições políticas e econômicas do país.

Nas #Notas de Ciência, confira novidades na pesquisa sobre zika e sobre o mosquito Aedes aegypit; e ainda informações sobre a febre amarela no Brasil. Tem também um estudo sobre o uso de fertilizantes na América Latina.

Para colocar na agenda

Informe-se sobre a Marcha pela Ciência que acontece no dia 22 de abril com manifestações em diversos países, inclusive no Brasil (São Paulo-SP, Natal-RN, Rio de Janeiro-RJ e Porto Alegre-RS).

Nos dias 25 e 26, a Unicamp sedia o Edicc – Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura que está com inscrições abertas.

Pesquisas, cultura, história e curiosidades da ciência e tecnologia para ler e ouvir, online e offline. Conte o que você achou do programa, avalie pelo aplicativo do celular (Podcast no iOS, Castbox no Android ou outros) e acompanhe as novidades nas nossas páginas no Twitter ou Facebook!

Um comentário sobre “#34 – Saúde mental, Teoria da Evolução, química e mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *