#1- Antártica, doenças raras, redes sociais, violência

Bem-vindos ao programa Oxigênio!

Oxigênio é um programa de jornalismo e divulgação científica produzido em parceria entre o Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo/Unicamp) e a Web Rádio Unicamp, em Campinas-SP.

Nesta primeira edição do programa você ouve:

Entrevista: com o pesquisador Gabriel Monteiro sobre a ciência brasileira produzida na Antártica. Ele também vai falar sobre como tem divulgado esse tema até no metrô de São Paulo. Ele é do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de pesquisas ambientais, o INCT-APA. O pesquisador também convida escolas e universidades a receber a exposição de fotos, as palestras e o documentários que divulgam a ciência brasileira produzida na Antártica.

Reportagem: Hoje as redes sociais têm um papel de destaque nas manifestações públicas e até impactam no debate sobre esses movimentos. Confira o que o sociólogo Marcos Nobre fala sobre esse tema na reportagem de Carolina Medeiros.

Reportagem: O Fórum Brasileiro de Segurança Pública propõe que o Brasil adote metas e mudanças concretas para diminuir a violência no país. Os homicídios, por exemplo, podem ser reduzidos em 65,5% até 2030. Sobre esse assunto, conversamos com Renato Sergio de Lima, que é vice-presidente do fórum e professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Você também vai conhecer os minicursos em biologia abertos para todos os públicos e o evento em Goiás que está com chamada aberta para trabalhos em arte e cultura visual. A seção de curiosidades é sobre o dia mundial das doenças raras e tem ainda a resenha sobre a peça “Insubmissas: mulheres na ciência”.

Estas e outras informações em Oxigênio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *