#27 – Hack Town, riscos em AVC, documentário Dr. Melgaço e mais

Chegamos com mais uma edição inédita do Oxigênio trazendo notícias e curiosidades sobre ciência, cultura e tecnologia. Não tem muito tempo pra se inteirar sobre tudo o que está acontecendo? O O2, em seu novo formato, está mais dinâmico na forma de transmitir informação. Confira o que preparamos para este programa: #PautaPrincipal: Descubra como o festival Hack Town está reunindo mentes criativas para pensar … Continuar lendo #27 – Hack Town, riscos em AVC, documentário Dr. Melgaço e mais

Vitória-régia apresenta usos alimentícios

Os autores do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil conversaram com a reportagem do Oxigênio para mostrar novas possibilidades de uso da planta vitória-régia, velha conhecida de fotos, postais e até mesmo desenhos animados. Que tal comer geleia ou pipoca desse ícone amazônico? Ouça a reportagem! Você sabia que é possível fazer geleia e pipoca a partir da vitória-régia?  A planta é um dos … Continuar lendo Vitória-régia apresenta usos alimentícios

Pesquisa aborda influências culturais e sociais na milonga

A vida é uma milonga, o título da dissertação de mestrado de Cristiana Fellipe Silva, foi inspirado na música de mesmo nome, de Fernando Montoni e Rodolfo Sciammarella. A canção fala da necessidade de o dançarino bailar nas milongas. Também diz que é muito triste um milongueiro ficar só assistindo os outros bailarem. Para a autora, a canção compara as milongas com a nossa vida, … Continuar lendo Pesquisa aborda influências culturais e sociais na milonga

As mudanças climáticas também impactam na produção de alimentos. Ouça os comentários na coluna “De Olho no Clima” com Ana Ávila, diretora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, o CEPAGRI. Continuar lendo Coluna “De olho no clima” aborda a relação entre mudanças climáticas e produção de alimentos

Entrevista: Desenvolvendo o interesse dos jovens pela ciência

A pesquisadora Paula D. Paro Costa, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é uma das organizadoras de um encontro sobre divulgação científica em ambientes pré-universitários que aconteceu em agosto na instituição. Nesta entrevista, ela compartilha resultados do evento, suas experiências na área e perspectivas sobre projetos desenvolvidos por cientistas e professores nas escolas. Iniciativas citadas na … Continuar lendo Entrevista: Desenvolvendo o interesse dos jovens pela ciência

Maria Bandeira é uma das pioneiras na botânica brasileira

Na pesquisa, existem as grandes personalidades, aquelas premiadas, que constam nos livros. Mas o dia a dia do fazer ciência, é resultado do trabalho de cientistas comuns, às vezes invisíveis, mas tão importantes quanto aqueles consagrados. Uma personagem brasileira há até pouco tempo desconhecida das pesquisas científicas ou históricas é Maria do Carmo Vaughan Bandeira. Ela nasceu em 1902 e na década de 1920 contribuiu … Continuar lendo Maria Bandeira é uma das pioneiras na botânica brasileira

Parece que a Realidade Virtual se tornou, de fato, parte da nossa Realidade. Uma conferida no serviço Google Trends, que revela o nível de interesse dos assuntos pesquisados no buscador, mostra que o termo Virtual Reality saltou de nove pontos de interesse em agosto de 2011, para setenta e nove em agosto de 2016. A curva começou a crescer fortemente em 2014, ano em que … Continuar lendo Fisioterapia adota Realidade Virtual na reabilitação de vítimas de AVC e outros traumas

Polêmico tratamento para dor muscular é destaque nos Jogos Olimpicos

Nesta edição das Olimpíadas Rio 2016, diversos atletas, inclusive o multicampeão Michael Phelps, foram vistos com marcas circulares arroxeadas nas costas. Não demoraram a aparecer gracejos comparando as manchas a fatias de calabresa numa pizza ou que o nadador americano havia dormido sobre suas infindáveis medalhas. As manchas, na verdade, eram hematomas resultados da aplicação de um tratamento chamado ventosaterapia, que, conforme alegam os nadadores, … Continuar lendo Polêmico tratamento para dor muscular é destaque nos Jogos Olimpicos

Descoberto planeta na órbita de Proxima Centauri

Agosto mês do desgosto? Aparentemente não para os astrobiólogos que neste mês colecionaram descobertas e feitos notáveis. Você sabe o que é astrobiologia? É o campo que estuda a origem, a evolução e o destino da vida no Universo. Estuda-se, por exemplo, se há vida fora da Terra. Bem, ainda não encontraram formas de vida extraterrestre. Mas o anúncio recente, em um artigo científico na … Continuar lendo Descoberto planeta na órbita de Proxima Centauri

Aqui está mais uma edição do programa Oxigênio para você que se interessa por assuntos de ciência e tecnologia e não quer perder tempo para se inteirar sobre as novidades e curiosidades da área. Confira o que nós preparamos para este programa: #Reportagens: Vitória-régia: pesquisadores estão investigando o potencial da vitória-régia e de outras plantas alimentícias não convencionais. Realidade virtual: é um recurso que … Continuar lendo #26 – Vitória-régia para comer, realidade virtual e saúde, a botânica Maria Bandeira, a milonga em pesquisa e muito mais