Terra indígena, um conceito em disputa

A demarcação das “terras indígenas” motiva debates intensos envolvendo muitas pessoas e setores da sociedade: além dos próprios índios, as organizações não governamentais, donos de terras, os poderes executivo, judiciário e legislativo. Mas uma coisa que muitas vezes não se aprofunda nessa discussão é o que se entende por “terra indígena”. Esse conceito é pouco conhecido, tem sido usado de forma equivocada, até mesmo por … Continuar lendo Terra indígena, um conceito em disputa

AVC Sem Mistério: conheça sinais e sintomas

Esta é a última parte da coluna ‘AVC Sem Mistério’, portanto a participação final de Elizabeth Quagliato, médica neurologista, ex-professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela aborda o quadro clínico do Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou seja, o conjunto de sinais e sintomas da doença também chamada de derrame cerebral. Errata: no programa 30, nós anunciamos o assunto quadro … Continuar lendo AVC Sem Mistério: conheça sinais e sintomas

Crescem casos de sífilis. Informe-se sobre a doença

Além de matérias exclusivas, o programa Oxigênio seleciona produções de outros podcasts e programas web rádio sobre ciência para compartilhar com você. Esta é mais uma delas, do programa Saúde com Ciência, produzido pela Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nós selecionamos a primeira de uma série de reportagens sobre sífilis, doença que tem apresentado aumento de casos no Brasil. Informe-se sobre … Continuar lendo Crescem casos de sífilis. Informe-se sobre a doença

Divulgação da matemática será destaque no biênio 2017-2018

A matemática tende a não ser bem vista pela população em geral. São comuns expressões e comentários de rejeição ao assunto. Complexidade, abstração e dificuldade são alguns dos termos que acompanham a matemática há muito tempo. É possível transformar esse cenário? Como? Essa tem sido uma das preocupações da divulgação científica, da pesquisa e do ensino da matemática. A impopularidade da matemática na sociedade não … Continuar lendo Divulgação da matemática será destaque no biênio 2017-2018

Empresas aéreas vetam animais para pesquisa

Em junho deste ano, a Latam anunciou que não iria mais transportar animais vivos “cuja a finalidade de transporte seja para pesquisa e experimentos em laboratório ou qualquer outro tipo de estudo científico”. A alegação é de que seria um compromisso com o meio ambiente, mesmo se tratando de animais de biotério como ratos, camundongos e cobaias, espécies que não são nativas do Brasil. O … Continuar lendo Empresas aéreas vetam animais para pesquisa

O que significa o fim da emergência de zika?

A decisão pelo fim do vírus zika como Emergência de Saúde Pública foi tomada no dia 18 de novembro em reunião do Comitê de Emergência da OMS. A emergência havia sido estabelecida em fevereiro devido ao aumento de incidência de microcefalia e de Síndrome de Guillain-Barré associada ao vírus zika. Desde então, esforços de vários grupos de pesquisa estabeleceram que a associação era de causa … Continuar lendo O que significa o fim da emergência de zika?

Informe-se, não enrole-se! A visão da academia, os desdobramentos das políticas públicas no setor e as novidades no campo da ciência e tecnologia estão aqui. Dá uma olhada no que a gente preparou para última edição do Oxigênio em 2016: #Pauta Principal: A matemática não significa só cálculos e números. Isso é o que o Biênio da Matemática pretende mostrar, entre diversas ações no Brasil, … Continuar lendo #31 – Biênio da Matemática no Brasil, quadro clínico do AVC, terra indígena e mais