#76 Oxilab: Aves que comem de tudo: um ralo na evolução

Você sabia que há cerca de 10 mil espécies de aves na natureza? Imagine a diversidade de formas, cores e cantos que existem desde um bem-te-vi até uma harpia. São muitas possibilidades, não é? E tudo isso é fruto de um processo bastante intricado: a evolução biológica. Um aspecto muito interessante da evolução das aves é a dieta. Como a evolução pode ter levado ao … Continuar lendo #76 Oxilab: Aves que comem de tudo: um ralo na evolução

#75 Temático: Goles de Ciência: Desopilando o Cérebro

Depois do esquenta que fizemos no episódio anterior, convidamos você para desopilar o cérebro no segundo episódio da série “Goles de Ciência”. Venha conosco refletir sobre os desafios da comunicação de ciência feita por cientistas para não-cientistas em um bate-papo com organizadores, palestrantes e ouvintes do festival Pint of Science 2019.  Muitos brasileiros têm interesse por ciência, mas poucos conhecem as pesquisas feita no … Continuar lendo #75 Temático: Goles de Ciência: Desopilando o Cérebro

#75 Temático: Gole de Ciência: Três Barris de Conhecimento

Hoje é a nossa saideira… E, na saideira pode tudo: repetir a dose, se divertir e, por que não, falar de coisa séria? Vamos embarcar em uma seleção dos melhores momentos do Pint of Science Campinas 2019 nas três noites coordenadas pelo trio de apresentadores, Bruno Moraes, Camila Cunha e Natália Flores no bar Da Vinci, no Cambuí. O foco é na ciência, sem deixar … Continuar lendo #75 Temático: Gole de Ciência: Três Barris de Conhecimento

#74 Oxilab: Como evolui o campo magnético da Terra?

Você já ouviu falar em Anomalia Magnética do Atlântico Sul? E sabia que ela pode afetar o funcionamento de satélites e computadores?  Também chamada de AMAS, ela é uma região do planeta que engloba boa parte da América do Sul, do oceano Atlântico e do continente africano e que está passando por um enfraquecimento em seu campo magnético. Como o campo magnético terrestre funciona como … Continuar lendo #74 Oxilab: Como evolui o campo magnético da Terra?

#75 Temático: Goles de Ciência: O Esquenta