# 81 Temático: Quando o aplicativo é seu chefe

Neste Oxigênio Temático número 81, nossos repórteres mostram uma nova categoria de trabalho, mediada por aplicativos de celular, que colocam os trabalhadores em uma grande fragilidade em relação a direitos trabalhistas e proteção. O fenômeno que tem sido chamado de “Uberização”, por ter nessa plataforma de transporte um ícone dessa nova forma de precarização do trabalho, mas é observado em outros setores da economia. A … Continuar lendo # 81 Temático: Quando o aplicativo é seu chefe

#80 Oxilab: IA’rte: Inteligência Artificial nas Artes

Nesta edição de número 80 do Oxilab foi pensada especialmente pra você que curte inteligência artificial, que quer saber mais sobre o assunto. E, óbvio, vai contribuir muito também pra você que ainda não está bem familiarizado, mas que percebe que a IA está cada vez mais presente na sua vida. Antes da gente começar a falar propriamente do uso de IAs na Arte, vamos … Continuar lendo #80 Oxilab: IA’rte: Inteligência Artificial nas Artes

#79 Temático: À sombra da floresta

Os Sistemas Agroflorestais misturam na mesma área culturas agrícolas e espécies arbóreas. A planta de origem sul-americana, cultuada por Olmecas e Maias, adora sombra e água fresca. Na verdade, é à sombra da floresta, que o cacau cresce e frutifica.  No episódio #79, vamos até a região Amazônica conhecer dois produtores de cacau do tipo bean-to-bar: Dona Nena e Gustavo Sartori, que exploram essa forma … Continuar lendo #79 Temático: À sombra da floresta

#78 Oxilab: Rap e o Brasil atual

A sigla rap é a união das palavras em inglês rhythm and poetry, que significam ritmo e poesia. O gênero se caracteriza por  letras marcantes, que relatam a vida na periferia das grandes cidades e batidas fortes. No Brasil, o rap surge em São Paulo nos anos 80 e ganha visibilidade com os Racionais MC’s.  Mas a partir de 2010 o Rap começa a ocupar … Continuar lendo #78 Oxilab: Rap e o Brasil atual

#77 Temático: CNPq: da criação à crise

Quanto vale para a construção de uma nação encontrar perspectivas para desenvolver uma produção científica e tecnológica perene? Em tempos sombrios, de escassez e ameaça ao financiamento público para a pesquisa, preparamos um episódio para contar a história do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. Fundada em 1951 com a justificativa de defender a soberania nacional, a agência é hoje uma das … Continuar lendo #77 Temático: CNPq: da criação à crise

#76 Oxilab: Aves que comem de tudo: um ralo na evolução

Você sabia que há cerca de 10 mil espécies de aves na natureza? Imagine a diversidade de formas, cores e cantos que existem desde um bem-te-vi até uma harpia. São muitas possibilidades, não é? E tudo isso é fruto de um processo bastante intricado: a evolução biológica. Um aspecto muito interessante da evolução das aves é a dieta. Como a evolução pode ter levado ao … Continuar lendo #76 Oxilab: Aves que comem de tudo: um ralo na evolução

#75 Temático: Goles de Ciência: Desopilando o Cérebro

Depois do esquenta que fizemos no episódio anterior, convidamos você para desopilar o cérebro no segundo episódio da série “Goles de Ciência”. Venha conosco refletir sobre os desafios da comunicação de ciência feita por cientistas para não-cientistas em um bate-papo com organizadores, palestrantes e ouvintes do festival Pint of Science 2019.  Muitos brasileiros têm interesse por ciência, mas poucos conhecem as pesquisas feita no … Continuar lendo #75 Temático: Goles de Ciência: Desopilando o Cérebro

#75 Temático: Gole de Ciência: Três Barris de Conhecimento

Hoje é a nossa saideira… E, na saideira pode tudo: repetir a dose, se divertir e, por que não, falar de coisa séria? Vamos embarcar em uma seleção dos melhores momentos do Pint of Science Campinas 2019 nas três noites coordenadas pelo trio de apresentadores, Bruno Moraes, Camila Cunha e Natália Flores no bar Da Vinci, no Cambuí. O foco é na ciência, sem deixar … Continuar lendo #75 Temático: Gole de Ciência: Três Barris de Conhecimento

#74 Oxilab: Como evolui o campo magnético da Terra?

Você já ouviu falar em Anomalia Magnética do Atlântico Sul? E sabia que ela pode afetar o funcionamento de satélites e computadores?  Também chamada de AMAS, ela é uma região do planeta que engloba boa parte da América do Sul, do oceano Atlântico e do continente africano e que está passando por um enfraquecimento em seu campo magnético. Como o campo magnético terrestre funciona como … Continuar lendo #74 Oxilab: Como evolui o campo magnético da Terra?

#75 Temático: Goles de Ciência: O Esquenta